PT | EN

O PROJETO

Agricultor, viticultor, enólogo, produtor de vinhos e comercial. Autêntico one man show, Tiago Sampaio é o responsável pela criação da Folias de Baco e de todos os seus aromas e paladares. Transporta consigo o gosto e o sonho de um dia poder transformar em realidade o que desde pequeno aprendeu e ambicionou.

É em terras durienses, às cavalitas do seu avô, que tem o seu primeiro contacto com a agricultura e com o mundo dos vinhos. É nesse entorno que Tiago Sampaio aprende a conhecer um ofício que nasceu na pura curiosidade e brincadeira para se tornar, atualmente, no seu espaço de trabalho e investigação.

Tendo em vista a construção de um futuro nestas áreas, orienta a vida académica no sentido de se munir de instrumentos que lhe permitirão desenvolver um percurso como viticultor e enólogo. Começa na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, em Santo Tirso, e prossegue cinco anos de estudos universitários em Vila Real. O curso de Engenharia Agrícola que tirou em terras transmontanas dá-lhe o passaporte para um estágio em Oregon, nos Estados Unidos da América, orientado por Carmo Vasconcelos. É aí que, nos cinco anos seguintes, Tiago conclui o doutoramento em Viticultura e Enologia, na Oregon State University.


Em 2007, o regresso a Portugal é uma realidade, assim como o nascimento da empresa Folias de Baco Unipessoal Lda, tendo como missão a produção e comercialização de vinhos e outras bebidas.

Um ano mais tarde, sob a marca Olho no Pé, são lançados os primeiros dois vinhos, o rosé e o branco, a que se seguirão nos anos seguintes o pinot noir, o colheita tardia, o tinto e o moscatel. O reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos chega logo a seguir, como atestam os inúmeros prémios atribuídos pela imprensa da especialidade e as opiniões dos mais notórios enófilos.

O crescimento sustentando do negócio permite agora a Tiago Sampaio sonhar mais alto, entrando em novos projetos, que a seu tempo se irão revelando, não esquecendo sempre as raízes que o acompanharam desde tão tenra idade.